segunda-feira, 18 de junho de 2012

A poesia da Elsa e do André: IBN’ARABI (1165-1240)


Ibn Arabi foi um místico sufi, filósofo, poeta, alquimista, viajante e sábio hispano-muçulmano do al-Andalus, natural da Taifa de Múrcia. 

As suas importantes e numerosas contribuições em distintos campos das ciências islâmicas valeram-lhe os títulos de Vivificador da Religião (em árabe محيي الدين Muhyi al-Din) e Mestre supremo (em árabe الشيخ الأكبر as-Sheij al-Akbar).

Ibn Arabi foi o mais profícuo escritor de textos dedicados ao sufismo, com pelo menos 239 obras catalogadas, das 350 que redigiu. Em densos tratados filosóficos, proclamou a complementaridade das religiões. Faleceu em Damasco, onde se estabelecera em 1223 e onde combinou o ensino e a escrita com uma intensa actividade social e política, aconselhando reis e governantes, alguns dos quais seus alunos. Eis uma das suas mais célebres composições:

Oh, maravilha!
Um jardim no meio de chamas!


Meu coração está aberto a todas as formas:
uma pastagem para gazelas,
um claustro para os monges cristãos,
um templo para ídolos,
a Ka’ba onde rumam os peregrinos,
as tábuas da Torah
e os pergaminhos do Corão.


Eu professo a religião do amor.
Para onde quer que se encaminhe a minha caravana,
Esta é a minha certeza,
Esta é a minha fé.

Sem comentários:

Enviar um comentário